Está a planear realizar uma cirurgia?

Está a planear realizar uma cirurgia?

Partilhe este artigo:

Quando se decide realizar uma cirurgia, esta deve ser uma decisão ponderada, segura e confiante. Neste sentido, não basta apenas saber os aspetos mais gerais, como qual o procedimento que vai ser feito ou o dia em que vai acontecer. Todos os pormenores são importantes e existem algumas dicas que podem facilitar todo o processo.

Assim:

1. Não deixe nenhuma pergunta por fazer – nas consultas são sempre discutidos vários aspetos da intervenção, fala-se do procedimento, dos resultados, das expetativas de cada um, do pós-operatório, e o médico procura esclarecer ao máximo todas as questões que possam existir. Contudo, se sentir que algo não foi bem explicado ou que ainda tem alguma dúvida, não deixe nenhuma pergunta para fazer. As consultas são um espaço dos pacientes e o papel do médico e de toda a equipa é esclarecer e tranquilizar.

2. Cumpra todas as indicações que dadas pelo médico – é muito importante cumprir todas as indicações dadas pelo médico cirurgião não só no pré, mas também no pós-operatório, sejam estas o tipo de alimentação a adotar, os hábitos a evitar, os cuidados a ter. O sucesso de uma cirurgia não se prende apenas com o dia da cirurgia, mas é sim um processo que se complementa com as diferentes fases. Assim, tudo o que é recomendado no pré e pós-operatório não deve ser descurado e garante melhores resultados finais.

3. Prepare o pré-operatório – durante este período inicial após a cirurgia, é normal que exista algum desconforto ou até menos disposição para certas tarefas. Neste sentido, e além de cumprir a indicações do médico, pode ser importante preparar o pós cirurgia tirando férias no trabalho, ter alguma ajuda em casa, deixar refeições preparadas congeladas, entre outras dicas que procuramos sempre dar aos pacientes. Um pós cirurgia bem planeado pode facilitar muito o processo de recuperação nos primeiros dias ou semanas.

4. Seja paciente – é preciso ter em conta que os resultados não são imediatos e que, apesar de serem logo visíveis algumas mudanças, não será possível ver de imediato o resultado final. Seja paciente, dê tempo ao corpo para que recupere ao seu ritmo. Cada caso é um caso e que, quando se trata do corpo humano, não existe um único padrão. Não esquecendo a importância que os bons hábitos alimentares e o desporto podem ter na aceleração do processo e em garantir resultados duradouros, sempre de acordo com as indicações do médico.

É imprescindível que se sinta confiança e segurança antes de realizar qualquer cirurgia. Contudo, não se esqueça de que a escolha do cirurgião é também muito importante. Escolha um cirurgião experiente que avalie e decida o tratamento mais adequado a si, ao seu corpo e ao que pretende.

Partilhe este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *