Labioplastia: 5 coisas que não sabia sobre cirurgia íntima

Labioplastia: 5 coisas que não sabia sobre cirurgia íntima

Partilhe este artigo:

Ao longo dos últimos anos, as mulheres têm vindo a dar mais atenção a todas as partes do seu corpo, não sendo a zona íntima exceção. O desenvolvimento anormal dos pequenos lábios pode ser congénito, mas na maioria dos casos está associado ao envelhecimento, à gravidez/parto ou a infeções. Este desenvolvimento condiciona a mulher, seja pelas suas implicações estéticas ou pelas dificuldades ao nível do vestuário, do exercício físico e da vida sexual, levando à procura de uma Labioplastia.

A Labioplastia é o procedimento cirúrgico que, ao remover o tecido em excesso, permite reduzir os pequenos lábios e tem um papel determinante no bem-estar, autoestima, conforto e sexualidade da mulher. Assim:

1. A partir de que idade se pode realizar? Idealmente após os 18 anos, uma vez que nessa idade o corpo já terá passado pelas mudanças necessárias. Contudo, é possível realizar uma Labioplastia em mulheres mais jovens dependendo da sua condição.

2. Que cuidados devem ser tidos após a cirurgia? Este é um procedimento realizado em ambulatório, pelo que a paciente poderá ir para casa no próprio dia. No entanto, em casa, é importante fazer uma higiene rigorosa, utilizar roupas largas e seguir a medicação prescrita pelo médico. Para além disso, não devem ser realizados esforços, atividade física ou sexual durante cerca de 6 semanas após a Labioplastia.

3. A cirurgia pode provocar perda da sensibilidade? Imediatamente após a cirurgia é normal que, devido à retenção de líquidos e ao inchaço, exista perda de sensibilidade. Contudo, com o tempo a zona íntima recupera a sensibilidade. A Labioplastia é uma cirurgia muito superficial que não afeta os nervos ou outras estruturas, apenas remove tecido em excesso.

4. As cicatrizes decorrentes da Labioplastia ficam visíveis? Uma vez que os pequenos lábios estão menos expostos, as cicatrizes acabam por ficar escondidas. Desta forma, não são visíveis e não afetam a estética da vagina.

5. Os lábios podem voltar a aumentar? O resultado da Labioplastia é permanente. Contudo, se após a cirurgia a paciente engravidar, tiver oscilações de peso ou alterações hormonais o volume dos lábios pode voltar a aumentar.

É importante ter-se em mente que cada caso é um caso e que, quando se trata do corpo humano, não existe um único padrão. Neste sentido, cada mulher deve procurar o acompanhamento de um cirurgião plástico que a possa aconselhar sobre qual o melhor tratamento, de acordo com a sua condição e as suas expetativas.

 

Partilhe este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *