Lipofiling/Enxertos de gordura

Lipofiling/Enxertos de gordura

 

O aumento mamário com enxertos de gordura (também conhecido como lipofilling, auto-aumento mamário ou transferência de gordura) é uma forma de aumento mamário que utiliza a gordura do próprio corpo. A gordura é colhida por lipoaspiração, normalmente do abdómen e flancos (podendo ser utilizada gordura de outra área, conforme o desejo e o tipo corporal de cada doente), e transferida para a mama após tratamento e preparação da gordura aspirada. Assim, consegue-se além do aumento mamário uma remodelação do contorno corporal. No entanto, o volume conseguido com uma prótese mamária será, na maioria dos casos, superior ao conseguido com infiltrações de gordura. Conforme o volume desejado pode ser necessário mais que uma sessão e a doente tem de ter gordura em excesso em alguma parte do corpo.

Após a fase de recuperação o volume obtido é definitivo. Os enxertos de gordura (lipofilling) são utilizados com frequência para a correcção de assimetrias mamárias.

O procedimento tem a duração de cerca de 60-90 minutos e poderá ser realizado em regime de ambulatório (com entrada e saída no mesmo dia).