Rinoplastia / Rinoseptoplastia

Rinoplastia / Rinoseptoplastia

Nos dias de hoje, a rinoplastia é um dos procedimentos de cirurgia plástica mais realizados. Muitas vezes, a estrutura ou o tamanho do nariz não são proporcionais aos restantes traços do rosto e, por ser um elemento central da face, essas imperfeições saltam à vista.

Ao longo da vida, o nariz também sofre um processo de envelhecimento que por vezes se caracteriza pela sua modificação fisionómica e alterações do revestimento cutâneo. É por isso que muitas vezes uma rinoplastia, ao reposicionar as estruturas nasais, pode participar de uma forma muito importante num processo de rejuvenescimento. Para além disso, as deformidades nasais podem perturbar a respiração, nomeadamente o desvio do septo nasal, a hipertrofia dos cornetos, a presença de pólipos nasais, etc.

Esta intervenção tem, principalmente, dois objectivos:

 

  • Estético (corrigir a aparência desproporcional do nariz, alterar o tamanho ou formato, a largura das narinas, a projecção ou a relação com o lábio superior);
  • Funcional (optimizar a função ventilatória, diminuir sintomas respiratórios, reduzir a frequência de infecções/quadros de inflamação – rinossinusite, diminuir os episódios de cefaleias e melhorar a qualidade do sono).
  • A cirurgia é planeada de acordo com os desejos de cada paciente e com a sua anatomia.