A realidade do pós-operatório de uma cirurgia plástica
11
2022
Está a pensar fazer uma cirurgia plástica, mas o pós-operatório é uma preocupação?
Quando decide submeter-se a uma cirurgia plástica, sem dúvida que um dos fatores que deve ter conta é o período pós-operatório. A condição física é comprometida, o corpo precisa de recuperar e, por isso, é importante gerir a vida profissional e pessoal para que se consiga uma boa recuperação e obtenha os resultados pretendidos com a intervenção.
Neste sentido, existem algumas recomendações transversais a qualquer cirurgia, como por exemplo:
1 – não fazer esforços e descansar bastante, o sono é mesmo reparador nestes casos e ajuda a repor energias;
2 – fazer uma pausa na prática de atividades físicas;
3 – fazer uma alimentação saudável e equilibrada, não ingerindo bebidas alcoólicas e optando por alimentos ricos em proteínas, como carnes brancas e peixe que são uma ajuda no processo de cicatrização, assim como vegetais, devido à sua carga nutritiva e por serem leves e de fácil digestão;
4 – beber muita água para manter a hidratação e evitar a retenção de líquidos e os edemas;
5 – fazer massagens drenantes permite que a recuperação de edemas, inchaços e a redução de fibrose seja mais acelerada;
6 – optar por roupas largas e confortáveis e, em alguns casos, utilizar cintas modeladoras e/ou soutien pós-operatório.
Apesar de estes serem os cuidados mais gerais, deverá ter sempre em atenção as recomendações específicas do seu médico, que têm sempre em conta o mais adequado para o seu caso em particular.
No período de recuperação, para além de ser fundamental seguir uma lista de cuidados, também é muito importante estar atenta à possibilidade de surgirem efeitos secundários negativos, como por exemplo ter febre infeções nas cicatrizes, acumulação de líquidos ou abertura de pontos. Se tiver algum destes sintomas, deverá contactar imediatamente o seu médico.
Além disto, durante o Inverno deverá ter especial atenção ao aquecimento do espaço em que vai fazer a recuperação, de modo a não usar roupas demasiado pesadas, nem a sentir frio, de forma a não contrair os músculos e não prejudicar o processo de recuperação.
Se está a planear fazer uma cirurgia plástica numa época mais quente do ano, leia também o nosso artigo sobre Realizar uma cirurgia no verão: sim ou não? onde pode conhecer algumas informações e recomendações em relação à realização de cirurgias durante períodos quentes.