Artigo

Celebrar a Saúde Feminina: a importância da labioplastia

06
2024
  • O que é, afinal, a labioplastia?
  • A labioplastia é um procedimento cirúrgico que pretende reduzir e remodelar os pequenos lábios vaginais, conhecido como ninfoplastia, devido a problemas como irritações crónicas, dor durante a prática de desporto ou nas relações sexuais, ou simplesmente dificuldades em manter a higiene íntima adequada devido ao desconforto físico causado pelo excesso de tecido. Estes problemas, por terem um impacto negativo no bem-estar da mulher, faz com que o procedimento seja como uma solução eficaz para estes problemas, promovendo uma vida mais confortável e saudável.
  • Quais são os seus benefícios?
  • Além de melhorar a aparência estética, a labioplastia oferece inúmeros benefícios físicos e emocionais. Os pequenos lábios grandes são mais propensos a irritações e infeções devido ao atrito e à dificuldade em manter a área limpa. Assim, em termos físicos, a labioplastia ajuda a prevenir estas condições ao remover o tecido em excesso, aliviando o desconforto, facilitando a higiene íntima e reduzindo o risco de infeções, permitindo uma vida diária mais confortável.
  • Em termos emocionais e de saúde mental, muitas mulheres relatam um aumento significativo na autoestima e na confiança após a cirurgia, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, já que o excesso de tecido nos pequenos lábios pode causar desconforto ao, simplesmente, usar roupa justa. Muitas mulheres sentem-se constrangidas ou insatisfeitas com a aparência dos seus pequenos lábios, o que pode afetar a sua confiança e vida sexual. O que a labioplastia faz é melhorar a aparência estética da área vaginal, o que, por sua vez, resulta num aumento significativo da autoestima e bem-estar emocional.
  • Como é o procedimento? E a recuperação?
  • O procedimento de labioplastia é relativamente simples e pode ser realizado sob anestesia local ou geral, dependendo do caso. A cirurgia dura entre uma a duas horas, durante as quais o cirurgião remove o excesso de tecido para alcançar a forma desejada.
  • A recuperação varia de paciente para paciente, sendo comum sentir algum desconforto e inchaço nos primeiros dias, no entanto, estes sintomas tendem a diminuir gradualmente. Nos primeiros dias devem ser evitados mergulhos no mar ou na piscina; a maioria das mulheres pode retomar as suas atividades normais após quinze dias, mas deve evitar atividades físicas intensas e relações sexuais durante o período de recuperação para garantir uma cicatrização adequada.
  • Assim, e em celebração do mês que assinala o Dia Internacional da Saúde Feminina, é importante explorar, mais a fundo, este tema e realçar a importância da labioplastia como uma opção válida para melhorar a saúde, o bem-estar, a autoestima e a qualidade de vida das mulheres.