Artigo

Hidroxipatite de cálcio: o futuro dos tratamentos estéticos

09
2023
  • A busca pela beleza e juventude, tanto por parte de homens como mulheres, é um desejo global. Foi neste contexto que emergiu a mais recente inovação no campo da cirurgia estética: a bioestimulação full face com radiesse à base de hidroxipatite de cálcio, uma abordagem híbrida que está a transformar os tratamentos estéticos.
  • Com o avançar da idade, as marcas do envelhecimento tornam-se visíveis e a procura por métodos para redefinir o rosto, corrigir a flacidez e as rugas cresce naturalmente. Estas são as preocupações predominantes de muitos pacientes que procuram este tipo de procedimentos, uma tendência em ascensão, em Portugal.

Como funciona e quais são as vantagens do tratamento híbrido?

  • A pele jovem exibe suavidade e elasticidade graças aos efeitos do ácido hialurónico (AH), naturalmente presente na pele. Porém, o envelhecimento reduz a presença desta substância, levando à perda da harmonia facial.
  • Para contrariar este efeito, muitos pacientes recorrem à injeção de ácido hialurónico. Contudo, muitas vezes, receios sobre repercussões, como aumento de volume facial ou reações inflamatórias, marcadas por vermelhidão e inchaço ou formação de nódulos no local da aplicação, dificultam a decisão de avançar com este tratamento.
  • Por outro lado, o tratamento, 100% híbrido, que combina hidroxipatite de cálcio (CaHA) – uma substância frequentemente usada em tratamentos de preenchimento dérmico e estimulação de colagénio, - com ácido hialurónico, surge como alternativa.
  • A vantagem observada é que, após o tratamento, os pacientes não observam um aumento de volume na pele, evitando o temido efeito arredondado, já que o efeito imediato do AH é reforçado com a libertação gradual de CaHA, oferecendo resultados progressivos e naturais.

A ciência por trás do brilho

  • Diversos estudos têm vindo a explorar os efeitos e a eficácia desta combinação. Os resultados demonstraram uma melhoria notável na qualidade da pele e na produção de colagénio a longo prazo, bem como na segurança do procedimento. A combinação do preenchimento instantâneo com a renovação do colagénio, tem revelado resultados impressionantes e duradouros.
  • Existem benefícios evidentes nestes procedimentos, ainda assim, e como em qualquer intervenção estética, a hidroxipatite de cálcio também tem os seus riscos associados, no entanto os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
  • Contudo, não existem dúvidas de que a combinação de AH e CaHA está a transformar a forma como encaramos a beleza e o rejuvenescimento facial. A crescente popularidade desta abordagem, que conjugam preenchimento imediato com o estímulo de colagénio a longo prazo, comprova opoder desta inovação no campo dos tratamentos estéticos.