Artigo

Abdominoplastia e Miniabdominoplastia não são o mesmo

09
2022
  • Quando falamos em intervenções para corrigir o excesso de pele e flacidez na zona abdominal, existem duas cirurgias muito idênticas que apenas se distinguem por serem indicadas para pacientes com necessidades diferentes.
  • Já ouviu falar sobre abdominoplastia e miniabdominoplastia? E sabe quais as suas diferenças?

Abdominoplastia

  • Na abdominoplastia clássica o objetivo é remover o excesso de pele entre a zona das costelas e a zona abaixo do umbigo. Neste sentido, o corte e posterior cicatriz ficarão na chamada “zona do biquíni”, de forma a que não fique visível. O objetivo deste procedimento é esticar toda a pele para baixo para remover a flacidez e conseguir um aspeto mais liso e firme no abdómen. Para que seja possível atuar em toda esta zona do corpo, é necessário colocar o umbigo para dentro e refazê-lo posteriormente de acordo com as “novas” proporções da barriga.

Miniabdominoplastia

  • A miniabdominoplastia adequa-se a uma percentagem de população muito mais reduzida, uma vez que serve apenas para quem tem excesso de pele abaixo do umbigo. Os pacientes podem apresentar gordura acima do umbigo, sendo que esta poderá ser aspirada, mas não apresentam excesso de pele ou flacidez. Assim, nesta cirurgia a extensão do procedimento é menor e, geralmente, não é necessário reconstruir o umbigo.
  • Se está a pensar submeter-se a uma abdominoplastia ou miniabdominoplastia, deve ter em conta que estes procedimentos não servem para emagrecer, mas sim, para salientar a silhueta. Contudo, consoante os objetivos dos pacientes, por vezes, é possível combinar a abdominoplastia com lipoaspiração ou lipoescultura.
  • Assim, a escolha entre a abdominoplastia ou a miniabdominoplastia, ou até a combinação com outros procedimentos, depende sempre da avaliação feita pelo cirurgião plástico e dos objetivos dos pacientes.
  • Na minha conta oficial no Instagram consegue acompanhar os casos clínicos de abdominoplastias, lipoaspirações e outras cirurgias plásticas.