Artigo

O que saber sobre alimentação pré e pós cirurgia?

05
2023
  • A alimentação e a hidratação desempenham um papel fundamental na saúde de qualquer pessoa, sendo particularmente importantes quando falamos de submeter o corpo a uma cirurgia. Assim, antes e depois de qualquer intervenção, existem alguns cuidados que não devem ser descurados, pois contribuem não só para facilitar o processo, mas também para ajudar a ter resultados melhores e mais duradouros.

Na preparação da cirurgia

  • Nesta fase, em que a pessoa ainda não se encontra debilitada, poderá ser mais fácil cumprir as indicações e ter uma alimentação mais equilibrada. Neste sentido, é muito importante aproveitar o pré-cirurgia para preparar o organismo para o processo cirúrgico.
  • A hidratação é sempre indispensável, não sendo o período antes da intervenção exceção. Além disso, devem evitar-se gorduras saturadas, açúcares refinados e alimentos processados, apostando em alimentos ricos em vitamina A e C e proteína. Sem esquecer, que esta fase é também uma boa altura para planear e preparar refeições para o pós-cirurgia, por exemplo congelando bases de sopa.

Na recuperação da cirurgia

  • Também nesta fase a hidratação é essencial para ajudar no combate à retenção de líquidos e na desintoxicação do corpo. Alimentos com componente anti-inflamatória – como ómega-3 ou vitamina A –e alimentos cicatrizantes – por exemplo, que contenham vitamina C e K - também devem ser complementares à recuperação e contribuir para o seu maior sucesso.
  • O objetivo é que os hábitos criados no pré e pós operatório sejam prolongados e se tornem rotinas, de forma a maximizar e manter os resultados da intervenção cirúrgica.
  • Contudo, nunca é demais relembrar que qualquer dieta deve ser aconselhada por um médico especialista, de acordo com o estado de saúde do paciente e da intervenção que irá realizar.