Artigo

Lábios: que tratamentos é possível fazer?

09
2021
  • Lábios de pato ou de peixe? Desengane-se quem pensa que qualquer tratamento que seja realizado aos lábios é sinónimo de um sorriso desproporcional e pouco natural.
  • Este tratamento pode ser realizado de diferentes formas de acordo com o que se pretender corrigir, sendo possível resolver o chamado sorriso gengival, um sorriso que expõe demasiado a linha da gengiva, ou harmonizar o contorno e o volume dos lábios.
  • Ao nível do sorriso gengival, o tratamento consiste na utilização da toxina botulínica (botox), que é aplicada no músculo elevador do lábio superior para impedir que este suba em demasia. O ideal será começar com uma pequena dose em cada lado do lábio e mais tarde, se necessário, ajustar. Desta forma, evita-se que o músculo fique demasiado bloqueado e o lábio pareça descaído, refletindo-se   num movimento pouco natural.
  • Além de corrigir a função dinâmica do lábio, é ainda possível alterar o seu contorno e volume. Esta volumização do lábio é geralmente feita através da utilização de ácido hialurónico, mas podem ser também utilizados vários tipos de injetáveis, consoante o resultado pretendido.
  • Relativamente ao contorno do lábio, é importante ter especial atenção ao tipo de produto escolhido: este deve ser um produto pouco maleável para evitar que se desloque para a chamada “parte branca” do lábio. Além do contorno, a volumização pode também aumentar a distância vertical do lábio, rodá-los ligeiramente, ideal para lábios mais descaídos, ou ainda dar-lhe mais projeção.
  • Para pessoas que gostam da forma e proporção dos seus lábios, mas que apresentam linhas carregadas que sobressaem, por exemplo, quando usam um batom, há a possibilidade de fazer apenas uma hidratação. Nestes casos, é realizado um preenchimento com ácido hialurónico ou glicólico para que exista uma maior retenção do líquido e o lábio se torne mais liso e húmido.
  • Muitas pessoas tendem a associar um aumento ou preenchimento labial a lábios exagerados, mas não há nada a temer neste tipo de tratamento. Com os injetáveis e técnicas certas, os resultados obtidos são muito naturais e respeitam totalmente as proporções da face.