Artigo

Braquiplastia: a cirurgia que elimina o “músculo do adeus”

12
2022
  • Quando o excesso de pele na zona interior do braço se torna muito evidente, o chamado “músculo do adeus”, muitos homens e mulheres sentem-se desconfortáveis ao ponto de evitarem certos movimentos ou usar determinadas roupas para que essa área do braço não seja visível. O excesso de pele nesta área está geralmente relacionado com oscilações no peso, envelhecimento natural e causas hereditárias.
  • Apesar de a alimentação saudável e o exercício físico serem importantes, por vezes não são suficientes para resolver este problema e é necessário recorrer a cirurgia: a braquiplastia ou lifting de braços.

Como é a cirurgia?

  • A braquiplastia permite remover o excesso de pele, reduz o tamanho da circunferência do braço e, quando combinada com lipoaspiração, elimina o excesso de gordura localizada. Neste procedimento, o posicionamento da cicatriz é um passo de extrema importância, de modo que esta fique o mais “disfarçada” possível.
  • A cirurgia demora cerca de 90 minutos e pode ser realizada com anestesia geral ou em regime ambulatório, dependendo de caso para caso e consoante a recomendação médica.

Como é o pós-operatório de uma braquiplastia?

  • A recuperação é relativamente simples e rápida, no entanto, o processo pode ser diferente de pessoa para pessoa. Existem algumas recomendações transversais a todos os pacientes, como o repouso e evitar pegar em crianças ao colo ou carregar objetos pesados.
  • Ao fim de uma semana, os pacientes já podem retomar a sua atividade profissional, se a mesma não envolver grandes esforços, e após 4 a 6 semanas estarão completamente recuperados.
  • Após uma braquiplastia, o braço obtém um contorno mais suave e firme, sem flacidez. Porém, é fundamental manter uma dieta equilibrada e prática regular de exercício físico para que os resultados sejam maximizados e estáveis.