Artigo

Blefaroplastia: já ouviu falar da cirurgia que rejuvenesce os olhos?

02
2022
  • Os olhos, e nomeadamente as pálpebras, são uma das zonas da face nas quais o envelhecimento mais se faz sentir. Quando as pálpebras estão demasiado descaídas ou existem os chamados “papos” debaixo dos olhos, uma Blefaroplastia pode ser a solução. Contudo, do que se trata? É uma cirurgia realizada às pálpebras superiores e/ou inferiores que permite remover o excesso de pele ou gordura e dar um aspeto rejuvenescido aos olhos. Em caso mais acentuados, pode acontecer que o excesso de pálpebra superior comece a ter implicações diretas nos olhos e limite a visão, sendo este o procedimento ideal para o corrigir.

Como é feita a cirurgia das pálpebras?

  • A Blefaroplastia tem uma duração de aproximadamente uma hora e meia e poderá ser realizada em regime de ambulatório. Além disso, este é um procedimento cirúrgico que pode recorrer a anestesia geral ou a sedação e anestesia local, sendo que irá sempre depender de caso para caso e da extensão do procedimento. Após a anestesia, são efetuados pequenos cortes na pálpebra superior, inferior ou ambas, consoante o que se pretende corrigir, sendo estes feitos de forma a que cicatrizes fiquem praticamente invisíveis.
  • Uma vez que esta cirurgia se destina apenas a corrigir as pálpebras, podem ser realizados outros procedimentos em simultâneo com o objetivo de rejuvenescer outras partes da face. Nos casos em que a Blefaroplastia é associada a outros procedimentos na face, como um Face Lift, o procedimento poderá demorar mais tempo, necessitar de anestesia geral ou ter um período de internamento mais longo.

Como é a recuperação após a Blefaroplastia?

  • No período após a cirurgia, geralmente os pacientes regressam à sua rotina normal uma semana depois do procedimento e devem evitar fazer qualquer pressão sobre os olhos, esforçar a vista ou ficar exposto a luzes muito fortes. É ainda recomendado que se utilizem óculos de sol durante um mês.
  • O tempo atua e a pele sente os seus efeitos, não sendo as pálpebras exceção. Nunca esquecendo que existem outras formas de proteger os seus olhos, como utilizar protetor solar e óculos de sol. Contudo, se não se sente confiante com o olhar que tem ou se o excesso de pele/gordura está a prejudicar a sua visão, não hesite em procurar a melhor solução para si.