Artigo

Cancro da Mama: vamos falar de Mastectomia

10
2022
  • O Cancro da Mama é o tumor mais frequente nas mulheres, não contando com o Cancro da Pele. As estatísticas mostram que 1 em cada 8 mulheres vão desenvolver cancro da mama e que este é mais frequente a partir dos 50 anos.
  • Assim, num mês em que se procura a consciencialização para este tema, importa falar de Mastectomia. Esta é uma cirurgia que tem como objetivo remover a(s) mama(s) e com ela(s) o tumor ou a propensão para o desenvolvimento do mesmo, de forma a diminuir o risco.

Mastectomia como prevenção:

  • Quando visa a prevenção, trata-se de uma Mastectomia Profilática. A cirurgia pode ser aconselhada pelo médico especialista, mas a decisão deverá sempre ser tomada em conjunto com a paciente, para que se perceba qual o melhor caminho, sem nunca esquecer que cada caso é um caso e o que resulta para uma pessoa pode não resultar para outra.
  • Ademais, a cirurgia não é 100% eficaz na prevenção, pelo que não garante que o cancro não apareça mais tarde e é também algo que deve ser tido em consideração e discutido.

Mastectomia como tratamento:

  • Enquanto cirurgia de prevenção, a Mastectomia designa-se por Profilática. Na fase de tratamento, a Mastectomia também pode ser uma opção, consistindo na retirada da(s) mama(s) e dos respetivo(s) o(s) tumor(es) no momento da cirurgia.
  • O processo é muito semelhante e, também não são dadas garantias de que o tumor não volte a desenvolver-se ou a aparecer noutro local.
  • Além disso, quando uma mulher realiza uma Mastectomia, pode decidir se quer, e como quer, proceder à reconstrução mamária. Muitas mulheres optam pela reconstrução no momento da mastectomia, outras decidem fazê-lo mais tarde. Esta reconstituição da mama pode ser feita com implantes, através da transferência e reaproveitamento de gordura de uma parte do corpo da própria paciente ou combinando as duas técnicas.
  • Durante todo o processo, incluindo a Mastectomia e a Reconstrução, a paciente deve ter o apoio e aconselhamento de uma equipa multidisciplinar e as decisões devem sempre visar o seu bem-estar físico e psicológico.
  • Este mês é conhecido como #OutubroRosa, no qual se alerta para Prevenção do Cancro da Mama. Como tal, queremos dar força a este movimento, alertando-a para a prática regular do autoexame e para consultar o seu médico sempre que detetar algo estranho no seu corpo. Proteja-se!